Tudo que você precisa saber sobre o Seguro Médico para residente não lucrativo na Espanha

Image not Found

Hola viajeros! Hoje falaremos sobre um dos requisitos mais polêmicos para quem está solicitando o visto de Residência Não Lucrativa na Espanha. Estou falando do Seguro Médico!

Entre tantos assuntos importantes e que nos geram muitas dúvidas, o Seguro Saúde (ou Seguro Médico) é - com certeza - um dos mais emblemáticos. Vamos nessa!

Qual a diferença entre Seguro Viagem e Seguro Saúde?

Seguro viagem, como o próprio nome já diz, cobre suas emergências médicas durante uma viagem. Ele é comprado quando você ainda está no país de origem, você precisa escolher o(s) destino(s) na hora da compra. O seguro viagem é uma ótima opção para quem vai sair do Brasil, a turismo ou a trabalho, pois cobrirá diversas situações que envolvem a vida do viajante.

Por exemplo, você estará coberto contra atrasos em voos, extravio de bagagens, emergências médicas, despesas com fisioterapia em decorrência de um acidente na viagem, despesas com medicamentos e muito mais. Confira aqui um post completo sobre o que se preocupar na hora de comprar o seu seguro viagem.

Há alguns cuidados importantíssimos que devem ser levados em consideração na hora de escolher um seguro viagem: a idade do viajante, gestação durante a viagem, prática de esportes radicais durante a viagem e outras mais. Isso porque você pode ter sua cobertura encerrada ou cancelada caso omita este tipo de informação.


Seguro Saúde é o que conhecemos aqui no Brasil como Plano de Saúde. Ele é feito quando você pretende morar no país de destino, ou pretende passar um longo período de tempo, em que valerá a pena fazer este investimento. O Seguro Saúde, em geral, é mais completo e mais amplo que o Seguro Viagem.

O seguro saúde oferece cobertura em emergências médicas, mas também cobre despesas ordinárias de saúde, como: consultas, procedimentos, vacinas, cirurgias e etc. Entretanto, ele precisará obrigatoriamente ser feito no país de destino, ou seja, você precisará de um contato direto da empresa de seguro, ou de representantes do seguro na cidade onde você for morar.

Quais as vantagens de um Seguro Saúde para quem está com o visto de RNL na Espanha?

O Seguro saúde é um conforto e uma segurança que o viajante jamais deveria abrir mão. Em geral, ele é um seguro completo e que traz tranquilidade ao beneficiário. Uma vez que você estiver coberto pelo Seguro Saúde, você terá acesso aos hospitais locais, poderá agendar consultas, fazer check-ups, frequentar terapias e muito mais.

O Seguro saúde é pago mensalmente, e assim como no Brasil, poderá ter carências e/ou co-participação. Na Espanha, você poderá escolher entre algumas companhias seguradoras, que dão ao portador de um visto de residência na Espanha, a opção de ser um assegurado.

A maior vantagem do Seguro Saúde para que solicita o visto de Residência Não Lucrativa é que você não estará coberto apenas em situações de emergências e sim e quaisquer situações que possam surgir além das emergências. Como já falei por aqui, consultas eletivas, tratamentos e etc.

Outra grande vantagem para quem solicita o Residência Não Lucrativa ainda do Brasil, é que em caso de visto negado, a companhia do Seguro cancela e reembolsa o viajante. Ou seja, você precisa desembolsar essa grana toda, mas em caso de negativa, pegará seu dinheiro de volta.

Lembrando ainda, que é muito bom chegar na Espanha já com o quesito “saúde” 100% pago. Será uma despesa mensal a menos para você e sua família.

Quais as desvantagens de um Seguro Saúde para quem está com o visto de Residência Não Lucrativa na Espanha?

No momento em que o Brasileiro for aplicar para o visto de Residência Não Lucrativa será exigido um seguro viagem ou seguro saúde. Caso você opte por um Seguro Saúde, as duas maiores desvantagens serão: você precisará comprar um seguro anual e pagá-lo de uma só vez. Isso poderá representar um alto custo no momento da sua solicitação. Mas os consulados no Brasil exigem que o solicitante esteja com 1 ano de seguro válido, por isso, não tem choro e nem vela. É pagar por 12 meses e ponto.

Outra desvantagem é que o seguro para este tipo de visto é um dos mais caros, pois é necessário que ele seja sem co-participação, sem franquias e com repatriação em caso de morte. Veja bem, eu não estou dizendo que será caríssimo não, apenas que sim, é uma das opções mais caras. Mas ainda assim, é muito vantajoso e vale a pena em caso de visto de RNL.

Quais as vantagens de um Seguro Viagem para quem está com o visto de Residência Não Lucrativa na Espanha?

Caso você ainda não tenha se convencido que o Seguro Saúde é muito melhor, então aqui vão as vantagens do Seguro Viagem: você pode pagá-lo em reais e dividido no cartão de crédito.

E ainda, caso sua viagem seja cancelada, você receberá de volta o valor do seguro (menos taxas e IOF) e ainda poderá contar com os demais benefícios da Apólice do Seguro.

Quais as desvantagens de um Seguro Viagem para quem está com o visto de RNL na Espanha?

A única cobertura que você terá durante sua estadia na Espanha será para emergências. Ou seja, você precisará passar por alguma situação de estresse para conseguir ser atendido. Muitas vezes você nem conseguirá uma consulta em si, apenas um atendimento via central telefônica com um médico, com uma orientação do que poderá ser feito. A não ser que a emergência seja de fato algo grave, é provável que você nem compareça a um hospital.

Lembrando ainda que, em muitas situações você precisará pagar primeiro para depois pleitear um reembolso para ter o valor pago de volta - e nisso você já perdeu o IOF e a diferença de câmbio, caso haja alteração na cotação do Euro.

Opinião do Espanha Feliz

Nossa opinião de quem já passou por estas dúvidas e questionamentos é que não vale a pena fazer um Seguro Viagem. Ele pode parecer a melhor opção num primeiro momento, mas a longo prazo, para quem vai ficar meses e meses longe do Brasil, a segurança e tranquilidade do Seguro Saúde são muito mais importantes.

Você estará em uma nova vida, numa nova cidade, num novo país. Faça o caminho mais seguro, que te proteja melhor. Caso esteja viajando com crianças, a escolha do Seguro Saúde será ainda mais assertiva. Em caso de emergências, as crianças são mais vulneráveis e precisam de atendimento imediato e seguro.

Se você estiver contratando um Seguro para seu visto de Residência Não Lucrativa, fale com a gente! O Espanha Feliz conta com uma solução em Seguro Médico testada e aprovada por nós. Clique na página de CONTATO e fale com a gente! Vai ser um prazer dividir nossa experiência com você.

Feliz Espanha Feliz para você!


Links úteis:

Grupo RNL no Facebook

Grupo RNL no Telegram

Seguro Viagem do Cartão de Crédito é uma boa opção?

Quando apresentar o Seguro Médico?


Você também pode gostar 🙂