Emissão do Visto de Residência não lucrativa em Brasília

Image not Found

Hola Viajeros! Chegou um dos dias mais esperados dos últimos tempos! O nosso RESUELTO finalmente apareceu na tela do computador, e a gente foi correndo na Embaixada da Espanha em Brasília pegar nosso visto.

Calma! Eu explico :)

Pedido de Visto de RNL em Brasília

No dia 27 de janeiro de 2021 demos entrada no pedido de visto de RNL em Brasília. A Expectativa era alta, afinal o tempo de espera para resposta do visto estava super baixo. A gente via o tempo todo notícias do pessoal pegando os vistos com 20 dias, ou até menos.

Lembro-me de um caso específico, de uma moça em Porto Alegre, que pegou o visto dela com exatos 12 dias. Opa, que maravilha!

Mas com a gente o negócio foi mais além. Assim que demos entrada no pedido do visto, vieram as novas ondas da Pandemia e começaram a suspender a entrada de Brasileiros pelo mundo todo.

A Espanha emitia novas ordens de restrições a cada 15 dias. A gente ficava 2 semanas seguidas esperando que novidades boas chegassem. Elas nunca chegavam… Um ciclo de ansiedade que parecia não ter fim.

A gente via pessoas viajando de volta para suas casas na Espanha e pensava: “Gente! É a mesma coisa! Afinal seremos residentes, não estamos indo a passeio”. Mas, não. Não funcionava assim, a Espanha fechou suas portas por quase um ano para todo mundo que não já estivesse com a tarjeta de residente. Não bastava o visto, tinha que ser residente para poder voltar pra casa.

Esperando a emissão do visto RNL por quase 9 meses

Passaram-se praticamente 9 longos meses de espera. Estávamos já descrentes que sairia em 2021. Aliás, refizemos os planos.

Decidimos nem esperar mais nada, e tocar outros projetos em nossa vida. De maio a setembro vivemos como se não houvesse pedido de visto da Espanha. A gente tirou essa história do nosso pensamento e não se fala mais em visto este ano. Em 2022 a gente pensa.

Como saber se seu visto Residência não lucrativa foi emitido?

Uma vez mais estávamos enganados! A retomada dos vistos se deu em agosto/21 e a coisa andou muito rapidamente. Com o Brasil ocupando boas posições no ranking da imunização, a gente voltou a ser aceito mundo afora… e… chegou nossa resposta!

Um dos motivos que nos fez pensar que ainda estávamos longe de sermos chamados lá foi que não nos pediram para renovar nenhum documento. Nenhum!

Novamente, cada caso é um caso. Temos uma amiga que entrou com o pedido de visto RNL no mesmo dia que a gente, também em Brasília. Ela é aposentada, jovem, saudável e 100% dentro do perfil mais adequado para o RNL, segundo o objetivo do visto. Pois eles pediram para ela renovar todos os comprovantes de rendimentos e, somente depois disso, é que o visto dela foi aprovado.

Nosso caso foi diferente. Ficamos na expectativa de sermos chamados lá para entregar novos comprovantes de rendimentos, de saúde… do que quer que fosse… mas não nos chamaram.

Dia 22 de setembro, ao consultar - pela milésima vez - nosso protocolo pelo site da Embaixada, vimos um RESUELTO no tela do computador. Mal acreditamos! A alegria (e o pânico) tomaram conta! A gente tinha acabado de refazer os planos. Pensar no Brasil para as festas de final de ano, encontrar familiares no Natal, viajar no Ano Novo… Espanha só em 2022.

Retirada dos passaportes em Brasília

Mas, a vida tem sua própria maneira de acontecer. Aguentamos algumas horas a mais, e em 23 de setembro chegou a hora do vamos ver. Fomos até a Embaixada para recolher nossos passaportes (que estavam lá há mais de 200 dias) e saber nosso veredito.

Afinal, não sei se todo mundo sabe disso, mas você sabe que ficou pronto e não exatamente que foi aprovado. Havia uma chance de ter sido negado?! Tínhamos ou não tínhamos 1 ano de visto aprovado para morar na Espanha?!

O coração dizia que sim! A razão dizia que não. Por que não nos pediram para renovar nenhum comprovante? Não pediram nada novo? Estranho…

No fim, sem maiores explicações, SIM! Pegamos nosso passaporte com os adesivos dos vistos de Residência Não Lucrativa da Espanha colados neles. Uhuuulll!

Cronologia do pedido de visto RNL em Brasília, em 2021:

Data
Eventos
27/01/2021Demos entrada no pedido de visto. Veja aqui a documentação.
Mil anos de espera
22/08/2021Encerraram nosso protocolo original, sob motivo de “caducou o pedido”. Eles avisaram que iriam emitir um novo protocolo.
31/08/2021Mandaram e-mail avisando que tínhamos voltado para o final da fila, e quem pediu visto em agosto passou na nossa frente.
06/09/2021Emitiram um novo “despacho” com o número atualizado de protocolo.
22/09/2021Emitiram nossos vistos e mudaram o status do site para RESUELTO.
23/09/2021Buscamos os passaportes com os vistos estampados neles. 🤗
30/09/2021Começa o prazo que já podemos entrar na Espanha.
12/01/2022Encerra-se o prazo que temos para chegar, empadronar e pegar o NIE de Residência Não Lucrativa.

Quanto tempo temos para entrar na Espanha, após emissão do visto de Residência Não Lucrativa?

90 dias é o prazo final que temos para estar legalmente instalados na Espanha. Veja bem, não temos 90 dias para entrar, mas sim para estar com a vida organizada. Isso quer dizer, empadronado, com o NIE renovado.

Lembrando que 90 dias a contar da data de emissão do visto. Mas, ao entrar na Espanha, você tem 30 dias corridos para fazer isso e estar com seu NIE novo.

Exemplo: visto emitido em 10/01/22 - você terá até 09/04 para estar com tudo pronto. Mas, se você chegar na Espanha dia 10/02 - você terá até 09/03.


Ficou alguma dúvida? Se eu puder ajudar… deixe aqui nos comentários. Boa sorte, feliz Espanha Feliz para você!


Você também pode gostar 🙂